HS10x - Um projeto de osciloscópio DIY


Há alguns dias atrás, durante minha visita diária ao site Embarcados, me deparei com um artigo tratando de um osciloscópio de baixo custo, que utiliza um aplicativo pra celular (somente para Android - download disponível na Google Play - HScope), chamado HS10x.

É um osciloscópio cujo o hardware é baseado na Blue Pill (uma placa Arduino-like com um STM32F103C8 - um microcontrolador ARM Cortex M3 - poderosíssimo!) e o desenvolvedor disponibiliza o firmware (mas não seu código-fonte) para download gratuito.

O aplicativo gratuito restringe o uso de apenas um canal e limitações na taxa de amostragem do sinal (máximo de 250 KSa/s). A versão paga (HS102) libera o uso de 2 canais e taxas de amostragem de até 3 MSa/s!

Como eu tenho algumas Blue Pills aqui no estoque, resolvi testar para ver o desempenho do aparelho.

Construí o mesmo front-end que o autor do artigo no Embarcados construiu: um front-end simples para, no máximo, 10 Vpp com uma impedância de entrada de, aproximadamente, 5 KΩ. Para pequenos testes, é o bastante. Mas, para circuitos com alta impedância, isso traz uma grande atenuação no sinal, sendo indicada a construção do front-end com 1 MΩ de impedância. Nesta página existem três modelos de front-end para construção, do mais simples ao mais sofisticado.  Basta escolher um deles, construí-lo e ser feliz! :D

Eu realmente me surpreendi com o projeto e, no final, resolvi montar um desses para deixar na mochila, para tê-lo sempre à mão!

Vou fazer o projeto da PCB do front-end de 1 MΩ. Assim que estiver pronto, compartilho com vocês por aqui!

Para aqueles que estão com a grana apertada, é um projeto que compensa bastante. Pelos meus cálculos, com aproximadamente 60 reais, você pode ter um osciloscópio que atende bem os requisitos de diversos projetos ou, até mesmo, para estudos.

Abaixo, deixo algumas fotos do protótipo que montei e das telas dos testes. Vejam que coloquei as fotos da tela do gerador de funções e um print da tela do celular, com o aplicativo do osciloscópio executando.






Por hoje é isso!

Até mais pessoal!

Comentários

Postagens mais visitadas