Implementação "Hello World" IoT com ESP8266 e ThingSpeak

Olá pessoal, tudo bem?

Ando meio afastado daqui por conta do trabalho e da faculdade. Muita coisa à se fazer. Trabalhos, leituras, estudos, etc, etc.

Mas, as tão esperadas férias estão logo aí. Graças a Deus :D

No final de semana passado fiz meu primeiro projeto teste com IoT!

Implementei um pequeno sensor de temperatura e umidade (DHT22), comunicando-se com um ESP8266 (um LoLin v3) e este, por sua vez, com a plataforma ThingSpeak.

 Este é o painel principal do canal que criei no ThingSpeak para realizar meus testes

Toda a implementação de código foi feita utilizando o SDK nativo da Espressif para o ESP8266. Todo o código foi escrito em C/C++, utilizando como base os exemplos disponibilizados pela Espressif. O ESP-IDF é o framework padrão para projetos IoT (IoT Development Framework) e sua documentação, bem como o roadmap para a instalação, podem ser encontrados aqui.

 Esta foi a implementação de hardware que utilizei para capturar a temperatuda e a umidade (a outra placa é um ESP32 que ainda não está atuando. Ainda... :)

Para aqueles que ainda não conhecem, o ESP8266 (e sua versão mais nova, o ESP32) é um microcontrolador que tem ganhado muita notoriedade há algum tempo. Tudo por ser um microcontrolador que oferece conectividade nativa à redes WiFi e Bluetooth (em sua versão ESP32) a um preço extremamente baixo (comparando-os à microcontroladores de outros fabricantes que oferecem as mesmas opções).

Esta é a placa ESP8266, LoLin V3, NodeMCU que utilizei. Hardware excelente com preço muito atraente!

Vale muito a pena estudar essa linha de microcontroladores. Ainda mais se você pensa em iniciar algum projeto em IoT. ;)

Agora, voltando ao meu projetinho, depois de tudo pronto é bem bacana ver a "coisa" enviando dados para a plataforma e saber que esses dados podem servir de base para futuras análises utilizando-se, por exemplo, técnicas de data science.

Vou continuar trabalhando neste protótipo. Tenho algumas idéias bem bacanas para implementar e controlar algumas coisas aqui em casa. :)

O próximo passo é adicionar um atuador...

À medida que eu for desenvolvendo o projeto, volto com mais novidades.

Forte abraço e até a próxima!

Comentários

Postagens mais visitadas