Montando um computador de 8 bits

Fala pessoal, tudo certo?

Como estou de férias da faculdade (glórias a Deus, aleluia Senhor!), resolvi estudar um pouco mais sobre alguns assuntos que estavam pendentes em minha "lista de assuntos pendentes". ;)

Então, dentre todos eles, escolhi um que há tempos venho deixando para trás: a retrocomputação. Sim, nossos amados e idolatrados, salve-salve, computadores de 8 bits (coisa de quando ali era só mato e não tinha uma casa...rs).

Meu maior interesse no assunto veio depois que li o livro do nosso amado Woz (iWoz - A verdadeira história da Apple segundo seu cofundador).

Quem me conhece sabe muito bem o quanto eu admiro Steve Wozniak por tudo que ele fez (e, na verdade, continua fazendo) na área da eletrônica e da tecnologia computacional.

Pois bem, para dar um start no assunto, resolvi pesquisar mais sobre o clube que o Woz fez (ou ainda faz) parte: o Homebrew Computer Club. Lendo a história do clube, pensei: "Poxa, seria bem bacana que houvesse algo assim aqui no Brasil".

Então, por mera curiosidade fui pesquisar... e não é que eu encontrei!

Existe um grupo de pessoas que se reúnem (ainda que no meio digital) para discutir assuntos relacionados ao estudo e à criação de computadores pessoais e videogames. E, acho que, por homenagem e por afinidade, o nome do grupo é Homebrew Computer Club Brasil.

Consultando os posts do grupo, vi que haveria um encontro (por sorte, o primeiro) para se tratar da montagem de um computador de 8 bits, no WikiLab da UFABC. No bat-dia e no bat-horário, lá estava eu...

Foi a melhor coisa que fiz! Conheci um pessoal e um lugar incrível!

Desfocada. Mas ainda válida! ;)


Durante 4 horas, discutimos sobre a montagem do computador e, ao final do encontro, ficou decidido que montaríamos um computador SAP (simple as possible), baseado no projeto do Grant Searle.


Quem se interessar pelo assunto e quiser participar, basta nos encontrar no WikLab, no campus de São Bernardo do Campo, da UFABC. Os encontros estão marcados para todas as quartas-feiras, ás 19h00.

A página do evento, no Facebook, pode ser acessada aqui.

Antes desse encontro, eu já havia começado a assistir aos vídeos do Eng. Wagner Rambo, da WR Kits, no YouTube.

Em comemoração aos 100k inscritos, ele decidiu montar um computador de 8-bits, "somente" com chips da família 74LS.

Achei o projeto muito interessante (é baseado no projeto do computador de 8 bits, montado pelo Ben Eater) e decidi comprar essa briga e montá-lo também.

Meu maior intuito com essas montagens (tanto a do canal do WR Kits quanto a do Homebrew Computer Club Brasil) é estudar cada parte componente de um computador básico e me aperfeiçoar na (arte) área da eletrônica digital (portas lógicas, flip-flops, circuitos de clock, memórias, barramentos, micro-processadores I/O, etc).

Quero documentar cada parte de ambos os projetos por aqui.

Fiquem ligados!

Comentários

  1. eu queri tentar começar estudar mais sobre esse assunt, sobre a retrocomputação e como montar um "8-bits" mas n sei por onde começar, pode me dar um a dica?

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas